Entretenimento em Portugal – Arte, Música e Teatro

16505924243_9294b1f883_b

As opções de entretenimento que Portugal oferece são o resultado singular de uma cultura compósita, cujos ingredientes incluem: uma História pitoresca, o período áureo dos Descobrimentos marítimos e o subsequente colonialismo, a localização geográfica do país e a forte influência do catolicismo, que o dominou desde a fundação. Todas estas características são aproveitadas como inspiração para a expressão artística e os festivais que animam as cidades e povoações portuguesas.

Arte

A arte nacional continua viva na pintura, com exposições que preenchem museus e galerias espalhados pelo país, com maior incidência nas cidades de Lisboa e do Porto. Algumas das principais casas de exposições são o Museu Calouste Gulbenkian, o Centro Cultural de Belém e a Culturgest.

Além das artes plásticas, Portugal foi berço de grandes escritores (sobretudo poetas e ficcionistas), cujas obras se encontram ainda para venda nas coleções de clássicos. As casas onde muitos destes autores cresceram foram transformadas em museus ou estão abertas para visitas.

Música

Apesar do seu panorama musical eclético, o fado continua a ser a imagem de marca do país, expressando, de modo melancólico, a nostalgia da perda. A sua figura maior é Amália Rodrigues, diva que inspirou uma nova geração de fadistas que hoje fazem carreira, como é o caso de Ana Moura, Mafalda Arnauth, Katia Guerreiro e Mariza.

Teatro

Tendo já conhecido melhores dias, a produção dramática portuguesa conta com múltiplos palcos e iniciativas um pouco por todo o país, em que se celebram as peças maiores do teatro universal, a par das portuguesas. Uma das formas mais peculiares de teatro que emergiram no país no último século foi a “revista”, que combina a comédia com o drama satírico e se tornou bastante popular entre os portugueses.16505924243_9294b1f883_b

Portugal vive ainda à sombra da sua rica História que, em vez de se tornar passado morto, é o composto de uma cultura que aproveita as novas tendências experimentais e pós-modernas para revisitar um extenso património, de formas criativas e inusitadas. Aberto à visita de nomes sonantes da arte e da música internacional, consegue oferecer uma programação cultural dinâmica, que prima pelas idiossincrasias da sua identidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *