Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa

TeatroNacionalDMariaII

O Museu Nacional do Teatro e da Dança, situado em Lisboa e oficialmente criado em 1982, é uma instituição pública de referência no âmbito da museologia e da história das Artes do Espetáculo em Portugal. Desde janeiro de 2015, está instalado no Palácio do Monteiro-Mor, uma edificação datada do século XVIII e adquirida pelo Estado Português, que a reconstruiu para o efeito, num projeto liderado pelo arquiteto Joaquim Cabeça Padrão. Nas imediações do edifício existe um jardim botânico que ocupa cerca de 11 hectares e preenche de frescura o ambiente em torno do Museu. Diz-se que já em 1793 este jardim botânico era referenciado como um dos três mais belos da cidade de Lisboa.TeatroNacionalDMariaII

Acervo das memórias que tecem a História das artes do espetáculo do país, o Museu Nacional do Teatro e da Dança propõe-se como missão fomentar o conhecimento da história e da atual situação das artes do espetáculo, cuidando e divulgando todas as coleções que abriga, por forma a informar e educar, de forma lúdica, o público que o visita.

Inicialmente projetado para abrigar exposições temporárias, o Museu abriu, em 2003, com a primeira exposição permanente, designada “Peças de Teatro: as Coleções do Museu”. As exposições temporárias entretanto apresentadas, na galeria que se posiciona frente à receção, versam companhias de teatro, personalidades do mundo do espetáculo e elementos menos divulgados do teatro e de todas as atividades ligadas às artes performativas.

A Biblioteca do Museu, situada no seu edifício principal e dedicada exclusivamente às artes do espetáculo, reúne cerca de 35.000 obras, sendo por isso considerada a mais completa nesta área, em todo o país. Nesse mesmo edifício está disponível um auditório com 80 lugares, devidamente equipado. Além da programação inerente ao Museu, o Serviço Educativo organiza e conduz visitas, mediante marcação prévia.

A coleção ao abrigo do Museu conta, hoje em dia, com 250.000 peças, incluindo cartazes e programas, adereços de cena, figurinos, caricaturas, maquetas de cenário, manuscritos e cerca de 120.000 fotografias.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *