O Teatro nas Escolas

Children's theater

O teatro, quando praticado dentro do contexto das escolas, pode ter um papel preponderante na educação das crianças e jovens, permitindo-lhes adquirir uma série de valências e competências que de outra forma seria mais difícil veicular.

Existem duas vertentes, ambas de grande importância, e cada uma com o seu lugar próprio no ambiente educativo das escolas. A primeira consiste em permitir que as crianças assistam a peças de teatro levadas a palco por atores que visitam as escolas, potenciando aos jovens um contacto próximo, possivelmente direto, com os artistas, que enquanto adultos representam uma figura e um exemplo a seguir.
Children's theaterMas mais importante ainda é a participação das crianças nas peças de teatro, com um papel ativo desde a fase de planeamento, construção de adereços e produção, até ao momento em que sobem ao palco perante o olhar de pais, colegas e professores.

O teatro para crianças não deve focar-se apenas na arte performativa, mas sim em diversos aspetos importantes para a sua formação, como a psicologia ou a interajuda. A experiência de participar na peça deve ser sentida como um trabalho de equipa, em colaboração com os colegas e professores, o que permitirá uma melhor interação entre todas as partes envolvidas, integrando os jovens num grupo e preparando-os para o seu papel na sociedade.

O foco deve centrar-se na criatividade, na emoção, na alegria e na imaginação, para se estimular as funções cognitivas e psicossociais das crianças, sem tornar todo o processo um fardo. Acima de tudo, elas devem perceber a relativa seriedade de produzir algo para apresentar a outras pessoas, sem nunca deixarem de se divertir com isso.

E, se a criança gostar da experiência, existem muitas escolas de teatro amador onde poderá integrar o grupo de atores e aprofundar o seu gosto e conhecimento por esta arte.