Os Melhores Atores de Teatro em Portugal

Tbilisi_Opera_House

Se bem que a falta de investimento no teatro condene muitos atores a uma vida precária, em que a atuação nos palcos é complementada com atividades subsidiárias, há alguns rostos que se tornaram ícones do teatro português:

  • António Feio (1954-2010): Ator e encenador, morreu aos 55 anos de idade, vítima de cancro no pâncreas. Nascido em Moçambique, estreou-se nos palcos portugueses aos 11 anos, no teatro Experimental de Cascais. Depressa abre caminho para a televisão, o cinema e a rádio, dedicando-se sobretudo à comédia, em que ficou conhecido pela dupla com o ator José Pedro Gomes.
  • Camilo de Oliveira (1924-2016): Estreando-se em palco aos 5 anos, fez a sua primeira experiência como ator aos 15, tendo consagrado a vida à comédia e ao teatro de revista. Numa carreira que durou perto de 70 anos, fundou e integrou várias companhias de teatro, tendo atuado em diferentes palcos, entre os quais o Parque Mayer. Contracenou com outras figuras marcantes da representação portuguesa, como Beatriz Costa, Raul Solnado e Vasco Santana. Encenou diversas peças e dirigiu revistas, sendo uma personalidade com presença regular na televisão portuguesa, bastante acarinhada pelo público.Tbilisi_Opera_House
  • Eunice Muñoz (1928): Atriz do teatro, da televisão e do cinema portugueses, é considerada uma das melhores de sempre, tendo recebido, pela Universidade de Évora, o Doutoramento “honoris causa”, em 2009. Nascida no Alentejo, numa família de atores amadores, que acompanhava em digressão pelo país, abraçou de forma natural a representação. Pisou os palcos aos 13 anos, impressionando desde logo pelo seu talento. Participou em mais de 70 peças de teatro, uma dúzia de filmes e telenovelas. Sendo bastante solicitada no cinema e na televisão, é nos palcos de teatro que diz sentir-se em casa.
  • Ruy de Carvalho (1927): Ator ainda em atividade, ingressou no teatro em 1942, tendo frequentado o Conservatório Nacional, onde terminou, em 1950, o Curso de Teatro/Formação de Atores. Não limitou a sua atividade ao teatro, experimentando o cinema e participando em programas radiofónicos e televisivos. Tem sido figura assídua de séries e telenovelas de produção nacional. Recebeu diversos prémios e condecorações, como reconhecimento pelo mérito do seu trabalho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *