Sobre Nós

Os palcos dos teatros portugueses são, ainda hoje, uma das melhores formas de conhecer Portugal, em toda a sua riqueza cultural e histórica. Muito embora a escrita para teatro tenha seguido um percurso irregular, através dos séculos, encontrando-se menos em voga nos nossos dias, ela foi uma das primeiras manifestações maduras da nossa literatura vernácula, devida ao génio de Gil Vicente, fundador do teatro português.

Nestas páginas, disponibilizam-se artigos bastante diversos sobre o teatro em Portugal, desde as origens, explorando os seus nomes maiores. Enfatizam-se os grandes momentos de (re)definição desta arte performativa, que juntamente com a música, as exposições de pintura e de artefactos ligados à História portuguesa, nos múltiplos museus do país, conjuga uma oferta cultural bastante atrativa para todos quantos estejam de passagem por este canto da Península Ibérica.

A atualidade não é esquecida, na panóplia de espetáculos a que é possível assistir no continente e nas ilhas, e nos nomes de alguns dos maiores atores, encenadores e dramaturgos que hoje concertam esforços para impulsionar de novo o teatro, fomentando a escrita e revitalizando o seu diálogo com o público.

Perspetivamos também a presença do teatro, das artes e da cultura na educação, desde o ensino obrigatório até ao universitário, em que já é possível concluir especializações em Estudos de Teatro ou em Artes Cénicas, nalgumas das maiores instituições académicas nacionais.

Finalmente, não deixamos de parte o envolvimento do teatro nas apostas, em que o seu conhecimento desta área de estudos pode elevar as probabilidades de sair vitorioso em jogos de azar, transformando-os em lances de sorte.