Teatro, Ópera e Museus em Lisboa – Entretenimento em Portugal

lisbon-674936_960_720

Lisboa é uma cidade que encanta devido à sua invulgar combinação de contrastes, em que a História e a memória cultural do país aparecem gravadas lado a lado com a arte contemporânea, satisfazendo os gostos de todos os amantes da cultura.lisbon-674936_960_720

No que diz respeito ao teatro, há uma série de produções de elevada qualidade, em cena durante todo o ano e oportunamente divulgadas pela publicação quinzenal “Follow Me Lisboa”. Os bilhetes para os eventos estão disponíveis para compra através da Agência de Bilhetes para Espetáculos Públicos (ABEP).

Lisboa é também uma cidade próspera do ponto de vista artístico, com museus mundialmente reputados. Desde o Museu Calouste Gulbenkian até ao Museu de Arte Antiga, passando pelo Museu do “Design” e o Museu de Artes Decorativas, as opções a explorar são imensas, contemplando a música, a pintura, a escultura, sem deixar de parte a História de Portugal e as ciências. Além dos mencionados, alguns dos museus que vale a pena visitar são:

  • Casa do Fado e da Guitarra Portuguesa: presta homenagem aos protagonistas da história do fado português;
  • Centro Cultural de Belém: centro de intervenção cultural, com uma oferta de espetáculos, palestras, exposições permanentes e temporárias, relativas a diferentes áreas da cultura;
  • Cinemateca Portuguesa: encarrega-se da preservação do património cinematográfico nacional e europeu;
  • Museu da Marinha: dá a conhecer a tradição marítima portuguesa, incluindo os feitos dos Descobrimentos;
  • Museu da Música: ensina a história da música portuguesa, expondo coleções instrumentais.

O Teatro Nacional de S. Carlos é considerado, por excelência, a casa de óperas portuguesa. Edificado no século XVIII e ostentando, por esse motivo, o estilo neoclássico característico da época, foi o sucedâneo da primitiva casa de óperas, destruída pelo grande terramoto de 1755. Este teatro é palco de uma série de espetáculos de ópera ao longo do ano, bem como de concertos de música clássica.

Outro ponto de referência no panorama musical lisboeta é o Coliseu dos Recreios, inaugurado em 1890 e introdutor da arquitetura do ferro em Portugal. Sala de espetáculos bastante popular, em alternativa ao S. Carlos, a sua programação prima pela diversidade e pela acessibilidade dos preços.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *